A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) registrou 722 furtos de hidrômetros este ano, no Estado. Além do prejuízo financeiro para a Companhia, devido à necessidade de reposição dos equipamentos, o crime também provoca transtornos aos moradores, como vazamentos de grande porte e falta d’água, sobretudo em imóveis sem reservatório. A Cagepa alerta sobre quais procedimentos o cliente deve adotar se for vítima desse tipo de crime.
De acordo com o gerente de Suporte Comercial, Isaías Veríssimo, ao perceber que o hidrômetro foi furtado, a primeira ação a ser tomada é entrar em contato imediatamente com a Companhia. “É importante comunicar o caso à Cagepa, já que, sem o hidrômetro, geralmente o ramal fica com vazamento. Dessa forma, faremos a reposição do hidrômetro no menor tempo possível para diminuir as perdas e evitar que a residência fique sem água, principalmente se o morador não tem caixa d’água”, explica
Também é imprescindível formalizar a denúncia na Polícia, registrando um Boletim de Ocorrência. “Para se resguardar de custos pela reposição do hidrômetro, é importante que o cliente registre um boletim de ocorrência em uma delegacia ou de forma online e envie cópia do documento para a Cagepa, conforme orientação do atendente. No boletim de ocorrência, é importante constar o número do hidrômetro e a matrícula – dados que constam na fatura de água do imóvel”, orienta o gerente.
Veríssimo explica que além da força-tarefa para repor os equipamentos com rapidez, evitando o desperdício de água e a falta de abastecimento, a Cagepa trabalha levantando elementos para municiar os órgãos de segurança pública. “Catalogamos todos os registros com a quantidade dos furtos, endereços, horários, regiões mais afetadas e quaisquer informações que possam favorecer o trabalho de investigação da Polícia”, disse. O furto de hidrômetro é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de um a quatro anos em regime fechado, além do pagamento de multa.
O apoio da população também é muito importante. Para denunciar furtos de hidrômetros e, caso possua, enviar registros de fotos ou vídeos de câmeras de segurança na hora da ocorrência, entre em contato com a Cagepa em algum desses canais de atendimento:
Assessoria Cagepa