A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o transporte do transformador de energia eólica chegou a Campina Grande, na madrugada desta segunda-feira (24).
O comboio veicular ficará estacionado na Unidade Operacional da PRF em Campina Grande, na BR 230, quilômetro 143,7, até a terça-feira (25).
A PRF ainda não divulgou o horário que o deslocamento terá início nesta terça-feira (25).
Ainda segundo a PRF, a partir de agora, por questões locais de segurança viária, o transporte do transformador vai ser realizado durante o dia.
No último sábado (22), o transporte foi pausado no quilômetro 112 da BR-230, no município de Ingá. A escolta para o deslocamento foi retomada às 21h30 deste domingo (23).
A PRF informou a pausa no transporte do transformador foi para o descanso das equipes que trabalham no deslocamento do equipamento, que, segundo a PRF, estavam atuando por quatro noites seguidas.
O transformador fará parte do Parque Eólico Serra da Palmeira, localizado na região do Seridó Paraibano.
O equipamento converte a energia eólica em elétrica, conduzindo a energia gerada para o operador do sistema elétrico. Ele foi produzido na China e trazido ao Brasil pela CGT Brasil, empresa responsável pela construção da subestação na Paraíba.
O complexo eólico será composto por 108 aerogeradores, distribuídos entre diversas cidades da Paraíba: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna.
Com uma potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.
com Jornal da Paraíba