Donald Trump toma posse nesta segunda-feira (20) como presidente dos EUA; entenda como vai funcionar a cerimônia

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, toma posse nesta segunda-feira (20), marcando a segunda vez no comando da Casa Branca e se tornando o 47º presidente do país.

Esse será o último governo do republicano, já que Constituição norte-americana impede que uma pessoa seja eleita para a Presidência por mais de duas vezes.

Por causa do frio extremo, a tradicional cerimônia no Capitólio será realizada dentro do edifício, em vez de ao ar livre. A última posse a ser feita em ambiente fechado por causa das baixas temperaturas foi em 1985, quando Ronald Reagan (Republicano) assumiu seu segundo mandato.

A mudança resultará em uma cerimônia mais intimista por causa do espaço limitado. O evento será organizado na Rotunda do Capitólio, área circular localizada no centro do prédio, que conecta as alas do Senado e da Câmara.

O local reunirá um número significativamente menor de pessoas em comparação com a multidão que tradicionalmente comparece ao National Mall, área aberta que se estende do Congresso norte-americano até o Obelisco, nas posses presidenciais dos EUA.

Trump chegou à Capital Norte-americana no último sábado (18) para os eventos da posse, que acontecem ao longo de quatro dias, terminando nesta terça-feira (21).

Nesta segunda (20), o dia do republicano vai ser marcado por uma cerimônia formal de juramento, além de apresentações musicais, um desfile comemorativo e bailes formais à noite.

O vice-presidente eleito, J.D. Vance, também prestará o juramento, juntando-se a Trump no palco para dar início ao novo governo.

O fim do mandato de Joe Biden e o início da administração de Trump será oficializado após o presidente eleito fazer o juramento de posse: “Eu juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e farei, ao melhor da minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos.”

O discurso de posse é um dos ritos que é seguido desde a primeira cerimônia, em 1789, quando George Washington assumiu a Presidência.

Confira os eventos e como será a cerimônia de posse que levará Trump de volta à Casa Branca:

  • 14h (horário de Brasília): Cerimônia começa no Capitólio, com Trump e o vice fazendo juramentos e com o primeiro discurso de Trump já empossado;
  • Na sequência, ele vai à Sala do Presidente, ainda no prédio do Capitólio, para tirar uma foto oficial e assinar documentos de transição;
  • Trump e o vice participam de um almoço inaugural com líderes do Senado e da Câmara, assim como convidados. Refeição é servida no National Statuary Hall (Salão Nacional de Estatuária, porque é repleto de estátuas de autoridades americanas);
  • Os dois seguem para se encontrar, ainda no Capitólio, com os militares que farão a escolta deles até a Casa Branca;
  • Trump e J.D. Vance atravessam, a bordo do carro presidencial, a Pennsylvania Avenue até a Casa Branca;
  • 17h (horário de Brasília): Unidades militares e civis marcham pela Pennsylvania Avenue, representando os 50 estados americanos, até a frente da Casa Branca;
  • À noite, Trump participa do Baile Inaugural dos Veteranos, organizado pela Legião Americana, organização centenária de veteranos de guerra dos Estados Unidos.

com BandNews FM

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Agendamento do Censo Previdenciário dos servidores da PB inicia nesta segunda-feira (19)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o assunto de seu interesse: