O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), vice-presidente do Senado, disse neste sábado (23), que ligou para três ministros do Governo Federal para pedir a liberação de recursos da Operação Carro-Pipa. O serviço foi suspenso por falta de verbas na Paraíba.
De acordo com Veneziano, os contatos foram feitos com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes após apelos de prefeitos de cidades que já enfrentam o desabastecimento.
O senador informou que os três auxiliares do Governo Lula prometeram resolver a situação já no no início da próxima semana. “Eles se comprometeram em se reunir para resolver a situação, que não é financeira, é orçamentária, o que requererá uma suplementação”, disse.
Outros parlamentares da bancada paraibana cobraram, neste sábado, o Governo Federal para a liberação imediata de recursos para a Operação Carro-Pipa.
Responsável pela execução do serviço, o Exército Brasileiro divulgou uma nota confirmando a suspensão da Operação Carro-Pipa a partir da próxima segunda-feira (25).
Na Paraíba, o serviço leva água a potável para 159 municípios da Paraíba e contempla quase 270 mil habitantes, segundo informações da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup).
O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército enviou aos coordenadores da Defesa Civil que a suspensão da Operação ocorre devido à retenção de recursos financeiros pelo Governo Federal.
Em nota, o Exército afirma que vem envidando esforços para que não haja interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais, a fim de encontrar soluções para a disponibilização de recursos que possam atender a Operação.
com Jornal da Paraíba