Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse nesta quinta-feira (2) que o partido cometeu um equívoco ao acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a eleição do deputado Adriano Galdino para a Presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no segundo biênio da Casa.

Ele confirmou que o partido pediria ainda nesta quinta a anulação do processo, o que foi feito no início da tarde, quando a Executiva Nacional do PSDB encaminhou manifestação ao ministro Edson Fachin informando da desistência da ação.

“O PSDB entrou com essa ação direta por equívoco. Estamos enviando documentos ao Supremo Tribunal Federal e vamos fazer todos esforços para que essa ação não prospere. Houve um equívoco da parte do PSDB e vamos fazer de tudo para corrigir”, disse Marconi Perillo.

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima considerou o processo uma contradição. Ele lembrou que o partido votou na chapa de Adriano Galdino nas duas eleições. “Será feita a petição da desistência da ação, até porque é uma contradição por parte do partido, e isso será colocado na petição. Não temos legitimidade para ingressar com essa ação, uma vez que o PSDB apoiou o modelo de eleição que houve na Paraíba”, disse Pedro.

Conforme o partido, a ação visava apenas questionar a eleição ocorrida no estado do Piauí.

Não se sabe ainda como o PSDB vai fazer para conseguir a anulação, uma vez que a jurisprudência do próprio STF impede a desistência de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

com ParlamentoPB

WhatsApp
Telegram
Twitter
Facebook

Mais lidas

1

Estado vai começar a pagar vale-alimentação de R$ 600 após o período eleitoral, afirma secretário
Digite o assunto de seu interesse: